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dicas-santotorque-31Como dirigir um carro com câmbio automatizado

Nos últimos anos o Brasil tem recebido diversos avanços tecnológicos na área do desempenho dos carros, e com isso chegaram ao novos tipos de tecnologia de câmbio. Como já falamos aqui na oficina câmbios Santo Torque , os câmbios automáticos e automatizados possuem algumas diferenças básicas, eles não são nem um pouco iguais, como a maioria das pessoas acaba achando.

A diferença mais básica entre os dois tipos é o fato de o automatizado possuir tanto as trocas de marcha automáticas (que não são feitas do mesmo modo que o câmbio automático), quanto as manuais. Ou seja, o automatizado é basicamente um câmbio manual com a função do automático.

Mas o que muda do sistema de troca de marcha do câmbio automático para o automatizado?

Para um melhor entendimento, vamos comentar um pouco sobre o sistema.

O câmbio automatizado não possui um instrumento chamado conversor de torque, que é o que avalia e troca as marchas nos modelos automáticos. No lugar dessa tecnologia ele possui dois pequenos robôs e uma central eletrônica. Quando a central detecta que está na hora de trocar de marcha, ou seja, que a rotação atingiu o limite para aquele câmbio, o primeiro robô engata a embreagem enquanto o segundo direciona o garfo de mudança para a marcha adequada.

A falta do conversor de torque deixa esse modelo um pouco mais barato. Sua manutenção também é mais barata, pelo fato de que a embreagem e as engrenagens são as mesmas em relação aos carros manuais.

Outro fator que diferencia o automático do automatizado também é a possibilidade de você fazer as trocas pelo modo manual, com um simples toque na alavanca para a esquerda. Como segurança, a partida do carro deve ser feita com o freio apertado e a marcha deve estar em N (Neutro).

Hoje vamos trazer para vocês algumas dicas de como tratar bem seu carro quando ele possuir um sistema de troca de marchas automatizado.


Cuidados com o câmbio automatizado

Para começar, devemos lembrar de uma dica de segurança que os donos de carros com câmbio automático devem ter também. Nunca, nunca mesmo acione o pedal do freio com o pé esquerdo. O sistema de freios é tão sensível ou mais que o de aceleração, e por esse motivo você deve tomar todo cuidado na hora de acioná-lo, pois na maioria das vezes que o usuário de “primeira viagem” se esquece e acaba usando o pé errado para frear o carro, acidentes acontecem.

Bom, agora vamos às dicas:


Ajudando na troca de marchas

Quando você estiver no modo automático, ou D (Drive), alivie ligeiramente o acelerador quando sentir que a rotação está próxima da que faz a central trocar a marcha, assim você diminui a perda de potência.


Aclives

De nenhuma maneira mantenha o carro parado em uma subida acelerando somente o suficiente para que ele não desça. Utilize o freio e se possível passe para o modo N (Neutro), caso contrário essa prática pode acabar com a embreagem de seu veículo em pouquíssimo tempo.


Freio motor

Os câmbios robotizados não possuem a opção de utilizar apenas marchas baixas, como os automáticos, que possuem a opção L (Low). Por esse motivo, quando você quiser usar o freio motor para ajudar a desacelerar o veículo, passe para câmbio manual e selecione a marcha adequada.


Melhorando o desempenho

Caso você esteja querendo um desempenho melhor do seu carro, aperte o botão S (Sport), que fica geralmente próximo à alavanca. O modo sport permite que a central deixe a rotação ficar maior antes de trocar a marcha e os robôs serão mais rápidos na hora da troca.


Carro parado

Quando o carro estiver parado, tente sempre colocar a marcha em modo N (Neutro). Os automáticos possuem a opção P (Park), que não existe no automatizado, porém isso não é um problema.


E para finalizar, vale lembrar que não adianta você tomar todo o cuidado do mundo enquanto dirige se você não faz revisões periódicas. Venha para  câmbios Santo torque  e fique despreocupado!