Cuidados com a suspensão são fundamentais
Cuidar da suspensão do carro vai além de uma simples questão de mecânica e desempenho: é um assunto que envolve a segurança de todos os ocupantes.
O sistema de suspensão serve para absorver os impactos e irregularidades do solo, manter a estabilidade do carro e, assim, assegurar a dirigibilidade e proporcionar mais conforto aos passageiros.
Os dois itens principais da suspensão são as molas e os amortecedores. O sistema deve ser inspecionado aos 20 mil km e trocado de acordo com a recomendação do fabricante, o que geralmente ocorre aos 40 mil km.
A troca de amortecedores, bandejas, quadros de suspensão, pivôs e molas não deve ser feita de forma aleatória. A substituição dessas peças deve seguir o que recomenda o manual do veículo. O prazo, no entanto,pode ser alterado em caso de acidentes ou mau uso do carro.
Trechos esburacados e estradas ruins tendem a diminuir a vida útil do conjunto. Porém, com alguns cuidados e precauções, é possível deixar a suspensão funcionando adequadamente por mais tempo.
Alinhamento e balanceamento
É fundamental fazer o alinhamento e balanceamento em média a cada 10 mil km.
Neste momento, é importante aproveitar para fazer o rodízio dos pneus e pedir para o mecânico verificar o sistema de suspensão, principalmente os amortecedores.
Carga
Tome cuidado com o posicionamento das cargas no porta-malas ou mesmo dentro do veículo, pois colocá-las de qualquer jeito pode comprometer a estabilidade.
A dica é deixar os itens mais pesados perto do centro do carro para manter o equilíbrio e fixá-los bem. Nunca ultrapasse o limite de carga – consulte o limite do seu no manual do veículo.
Outros problemas
Caso o motorista perceba qualquer anormalidade, o ideal é levar o automóvel a uma oficina especializada. Falta de aderência em curvas, diferença na altura da carroceria em relação ao solo e problemas causados por batidas em obstáculos são algumas dessas anormalidades.