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dicas-santotorque-21A maneira de dirigir influencia no desgaste

A transmissão mecânica está presente na maioria dos automóveis e tem como principal função transmitir o torque produzido pelo motor até as rodas para gerar movimento. Esta tarefa é possível graças ao sistema de embreagem sendo composto por plâto, disco e rolamento de embreagem ou atuador hidráulico. Permitindo a troca de marchas de forma suave, proporcionando arranque sem trepidações, amortecer as vibrações do motor, permite deixar o motor girando enquanto o carro está parado evitando que ele morra.


Dicas que podem contribuir para maior durabilidade do sistema de embreagem:

•    Evite dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem, esse hábito causa desgaste prematuro no conjunto.
•    Trocas de marchas muito bruscas danificam o disco, podendo ocasionar barulho e até travar a troca de marchas.
•    Dirigir em altas velocidades com marchas baixas ou em baixas velocidades com marchas altas, pois sobrecarregarão o disco, podendo inutilizá-lo por completo.
•    Evite deixar o carro engatado enquanto o carro estiver parado. Ao parar em um semáforo, por exemplo, não deixe o carro engatado. Nestas situações, o ideal é desengatar o carro e tirar completamente o pé do pedal da embreagem.
•    Quando parar o carro em uma subida ou rampa, evite usar o sistema acelerador/embreagem. Prefira utilizar o freio de mão para conter o carro.
•    Evite arrancar com o carro em segunda marcha. Procure sempre utilizar a primeira marcha para iniciar o deslocamento do carro, passando a segunda logo em seguida se for o caso. Forçá-lo a sair com a segunda marcha contribui com o desgaste prematuro do conjunto.
•    Sempre que possível, evite reduções bruscas de velocidade, freiar ou desacelerar de forma súbita o motor.


Sintomas que podem ser observados sobre as condições da embreagem:

•    Patinação, trepidação, dificuldade de engate, pedal duro e barulho são alguns sintomas que podem indicar problemas com o sistema de embreagem. Vale lembrar que a embreagem não trabalha sozinha. Dessa forma, seu perfeito funcionamento depende dos outros componentes do sistema, como volante do motor, cabo de embreagem, garfo, entre outros.
•    Vibração ao tirar o pé do pedal da embreagem.
•    Pedal da embreagem muito baixo ou muito alto.


Manutenção

Esse componente tem vida útil variável, dependendo de como é utilizada pelo motorista, porém dura em média 40.000 km, mas existem casos, não raros, que a embreagem pode ser utilizada por muito mais quilometragem.

Por se tratar de um item de desgaste natural, a durabilidade da embreagem varia conforme a solicitação do conjunto e condição de trabalho. Assim, a manutenção se resume à troca dos componentes avariados quando necessário. Mas geralmente o mecânico terá que tirar a caixa de câmbio do carro para efetuar a substituição da peça.