TF InsightFX - шаблон joomla Видео
Telefones: (11) 4487-2380 / 95029-0156 whats

Suspensão

dicas-santotorque-32Cuidados com a suspensão são fundamentais

Cuidar da suspensão do carro vai além de uma simples questão de mecânica e desempenho: é um assunto que envolve a segurança de todos os ocupantes.

O sistema de suspensão serve para absorver os impactos e irregularidades do solo, manter a estabilidade do carro e, assim, assegurar a dirigibilidade e proporcionar mais conforto aos passageiros.

Os dois itens principais da suspensão são as molas e os amortecedores. O sistema deve ser inspecionado aos 20 mil km e trocado de acordo com a recomendação do fabricante, o que geralmente ocorre aos 40 mil km.

A troca de amortecedores, bandejas, quadros de suspensão, pivôs e molas não deve ser feita de forma aleatória. A substituição dessas peças deve seguir o que recomenda o manual do veículo. O prazo, no entanto,pode ser alterado em caso de acidentes ou mau uso do carro.

Trechos esburacados e estradas ruins tendem a diminuir a vida útil do conjunto. Porém, com alguns cuidados e precauções, é possível deixar a suspensão funcionando adequadamente por mais tempo.


Alinhamento e balanceamento

É fundamental fazer o alinhamento e balanceamento em média a cada 10 mil km.

Neste momento, é importante aproveitar para fazer o rodízio dos pneus e pedir para o mecânico verificar o sistema de suspensão, principalmente os amortecedores.


Carga

Tome cuidado com o posicionamento das cargas no porta-malas ou mesmo dentro do veículo, pois colocá-las de qualquer jeito pode comprometer a estabilidade.

A dica é deixar os itens mais pesados perto do centro do carro para manter o equilíbrio e fixá-los bem. Nunca ultrapasse o limite de carga – consulte o limite do seu no manual do veículo.


Outros problemas

Caso o motorista perceba qualquer anormalidade, o ideal é levar o automóvel a uma oficina especializada. Falta de aderência em curvas, diferença na altura da carroceria em relação ao solo e problemas causados por batidas em obstáculos são algumas dessas anormalidades.