TF InsightFX - шаблон joomla Видео
Telefones: (11) 4487-2380 / 95029-0156 whats

Troca de Óleo

dicas-santotorque-33A hora certa de trocar o óleo do carro

Responsável por lubrificar o motor, o óleo alivia as consequências decorrentes do atrito entre as peças. Por esse motivo, realizar a troca deste fluído dentro do prazo é um procedimento fundamental para o bom funcionamento do seu carro.


Momento certo

A importância da troca do óleo no tempo correto deve ser ressaltada. Com o tempo, o fluído do motor fica mais sujo e espesso, o que acaba por comprometer a sua função de lubrificação, dando início à deterioração das peças do motor. Vale lembrar que o prazo da troca pode corresponder também ao filtro de óleo do carro, é importante ficar atento, pois varia conforme o modelo do automóvel.

A informação sobre o período de troca do óleo pode ser encontrada no manual do proprietário. Porém, no geral, a troca do óleo acontece em dois momentos: quando a utilização do carro é leve, em trajetos longos em velocidade constante. Outro momento é quando o uso é pesado, no qual o motorista roda dentro de centros urbanos e/ou estradas de terra. Em geral, a troca do óleo deve acontecer a cada 5 mil quilômetros.


Tipo do óleo

A informação sobre o tipo de óleo a utilizar também está no manual do proprietário.

Existem três tipos de óleo:

Mineral: o óleo mineral multiviscoso é recomendado a qualquer motor. A sua viscosidade é facilmente adaptável à temperatura do motor e sua troca deve ser feita  a cada 5 mil quilômetros.

Semi-sintético: feito a base sintética com a mineral, é indicado para motores mais potentes e não deve ser usado para motores de baixa potência. Só deve ser utilizado se indicado pelo fabricante do automóvel. A troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros.

Sintético: o mais caro, ele é indicado para carros esportivos, desde que seja recomendado pelo fabricante. A deve acontecer a cada 20 mil quilômetros.